sábado, 19 de fevereiro de 2011

Teoria da Higiene

A Teoria consiste na análise dos últimos 100 anos em que foi constatado um crescimento vigoroso de alergias em todo o mundo e em especial na zona urbana de países desenvolvidos. Esta análise apresentou alguns resultados interessantes como o de que as crianças que têm contato com animais, que andam descalças, que brincam na terra apresentam quadro inexistente de alergia.

Há um tempo saiu na Revista Superinteressante uma reportagem que abordava este tema e ressaltava que nunca fomos tão limpos como neste século. Em razão dos diversos recursos que propiciam a higiene como o aspirador de pó, os produtos esterilizados, os próprios hábitos cotidianos acabaram por neutralizar diversos tipos de microorganismos e consequentemente muitas doenças deixaram de existir e a expectativa de vida aumentou.

Porém, os casos de alergia aumentaram em cerca de 50% e a lógica, numa linguagem bem simples, é a seguinte: uma criança que tem hábitos de higiene rígidos, não anda descalça, vive dentro do apartamento enfim, não tem contato direto com a “sujeira” as células de defesa do organismo não têm o que fazer, afinal não tem inimigos para combater. Porém, elas foram feitas para trabalhar e ativar o sistema imunológico, então quando a criança come um amendoim, por exemplo, ela entende que ele é o “grande vilão” e o ataca promovendo a alergia ao amendoim. Isto se estende a tantos outros itens. Esta é uma das explicações  de ser o filho mais velho sempre o que sofre de bronquite alérgica, pois o irmão caçula em razão do contato com o irmão mais velho acaba sendo protegido. [M.C.F.]





Um comentário: